Pesquisar neste blogue

Sapatilha de sola amovível para atletismo é a mais empreendedora

Projeto de formanda do CFPIC ganhou concurso de empreendedorismo e já desperta o interesse de investidores

Joana Almeida  (segunda na frente a contar da direita) com a equipa que a ajudou a  conceber a sapatilha
Joana Almeida (segunda na frente a contar da direita) com a equipa que a ajudou a conceber a sapatilha

Joana Almeida pratica atletismo há 11 anos e já perdeu a conta ao dinheiro que gastou em sapatilhas para cada uma das modalidades em que compete. A ideia de criar um único par para todas as vertentes daquele desporto já lhe ocorreu há muito tempo, mas só recentemente, quando iniciou o Curso de 1.º Técnico de Fabrico Manual de Calçado no Centro de Formação Profissional da Indústria de Calçado (CFPIC), é que decidiu pôr mãos à obra. Concorreu com o projeto a um concurso de ideias empreendedoras e venceu.

A jovem de 22 anos, natural de Loureiro, reagiu emocionada à decisão do júri do concurso “Empreender Não é Secundário”, um projeto da câmara municipal e da empresa GesEntrepreneur que decorre há três anos nas escolas da cidade, com o objetivo de incutir nos alunos um espírito empreendedor. “Quero agradecer ao meu treinador e aos formadores do centro que me ajudaram na conceção deste projeto”, disse Joana Almeida na cerimónia da última terça-feira, nos Paços da Cultura.

A sapatilha que a atleta do Grupo Juvenil do Pinheiro da Bemposta apresentou na final do concurso tem duas solas, uma de competição (mais leve e fina) e outra de treino (mais alta e pesada), aplicadas através de um sistema de velcro. Joana não duvida da segurança do velcro, uma vez que, ao correr, o atleta faz pressão sobre a sola, mas ao labor disse que vai substitui-lo pelos parafusos. “Não vai magoar e fica mais segura”, explicou.

O protótipo tem as suas iniciais mas foi concebido com a ajuda de vários formadores do CFPIC e uma colega de curso, com quem Joana Almeida fez questão de ser fotografada. “Não conseguiria sem eles”, confessa, assumindo-se ainda “verde” ao nível do fabrico de calçado.

Quando estiver concluída, a sapatilha terá um total de cinco solas, tantas como as modalidades do atletismo, que serão testadas pelo maratonista sanjoanense José Moreira, nono classificado no mundial de Berlim e terceiro na Maratona de Sevilha. A reação do atleta ditará a viabilidade do projeto. Joana Almeida está confiante e diz que houve mesmo quem, na cerimónia de terça-feira, se disponibilizasse para financiar a ideia.

Leva, para já, um prémio de 500 euros em material multimédia, que dividirá com as duas colegas que a assistiram na apresentação do projeto.

Projetos do CFPIC e “Serafim Leite” no pódio

Concorreram ao concurso de ideias empreendedores 31 projetos com origem nas seis escolas de ensino secundário do concelho. Os 12 finalistas, selecionados por Inês Esteves, da Direcção Regional da Educação do Norte (DREN), Alexandre Rios, da Sanjotec, e Miguel Gonçalves, da GesEntrepreneur, submeteram-se à apreciação do júri final, composto pela vereadora da Educação Dilma Nantes, pelo representante da DREN Jorge Oliveira e pelo presidente da GesEntrepreneur Francisco Banha.

O projeto “Já – Sapatilha do Futuro”, de Joana Almeida, Maribel Gonçalves e Sara Silva (CFPIC) ficou em primeiro lugar. Em segundo lugar, ficou o projeto “Autonomous Cleaner”, de João Jesus e Samuel Leal, também do CFPIC, e em terceiro “Spin-Off Serafim”, de Elísio Pinheiro, Carlos Pinho, Francisco Almeida e Marco Pinho, da Escola Serafim Leite.

“Autonomous Cleaner” é um serviço de limpeza de ruas executado por um veículo autonómono, alimentado a energia solar e controlado por satélite. Os autores da ideia são formandos de robótica e ficaram recentemente em terceiro lugar num concurso nacional da especialidade, qualificando-se para o mundial.

“Spin-Off Serafim” consiste na instalação de um estabelecimento de manutenção, venda e reparação de equipamento informático na Escola Serafim Leite, com preços abaixo do mercado e objetivos pedagógicos.


fonte jornal labor

Por: Anabela S. Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário