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Reebok paga USD $25 Milhões e modificará publicidade sobre calçado tonificante.


























A Federal trade comission (FTC) anunciou um acordo com a Reebok, onde esta se compromete a pagar 25 milhões de dólares para serem utilizados para devolução a consumidores defraudados devido à publicidade enganosa usada pela companhia ao calçado tonificante.

As vendas do chamado calçado tonificante passaram de 50 milhões de dólares americanos em 2008 para 1.1 mil milhões, apenas no mercado norte americano, segundo Matt Powell, da SportsOneSource. A Reebok terá vendido perto de um milhão de pares em 2009, mas esse numero escalou para mais de 5 milhões de pares em 2010 a um preço médio para o consumidor de 100 dólares.

A comissão acusa a Reebok de não ter provas científicas que suportem as alegações usadas na publicidade e impressas nas caixas do calçado, onde afirma que "provado que fortalece e tonifica mais 28% os músculos das nádegas, fortifica 11% mais os músculos das coxas e pernas que o calçado desportivo tradicional".

Para provar as alegações na sua publicidade a Reebok usava um estudo feito em 2008 na Universidade de Delaware, no qual 5 mulheres caminharam com o calçado easytone, com calçado tradicional e descalças numa passadeira durante 5 minutos, enquanto a sua actividade muscular foi monitorizada com eléctrodos. Não se sabe se a companhia apresentou estudos adicionais à FTC.

No ano passado, um estudo feito pelo the American Council on Exercise na universidade La Crosse do Wisconsin, chegou à conclusão que três tipos de sapatos tonificantes, incluindo os Reebok Easytone, não provocavam maior actividade muscular ou queima de calorias que o calçado desportivo tradicional.

Noticia original
Noticia no site da FTC

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