Pesquisar neste blogue

Fabricado em Portugal, Really?

Um dos assuntos que chegou à opinião pública com o advento da crise das dívidas soberanas europeias, em espacial a portuguesa é o facto de Portugal não se ter industrializado e não ter apostado na produção dos chamados bens transaccionáveis, especialmente para exportação.
Ora por razões históricas e comerciais o calçado é um dos produtos que está na linha da frente da produção nacional e na mente dos consumidores como um dos produtos que devem ser fabricados em Portugal.
Alguns consumidores protestam quando o calçado não é fabricado em Portugal e alguns procuram mesmo comprar apenas calçado  fabricado em Portugal.
Os fabricantes e distribuidores, aproveitando esta alavancagem criada junto à opinião pública apressaram-se a marcar visivelmente o seu calçado "Made in Portugal", comunicando algo que nos anos 80 e 90 do século passado era escondido com vergonha.

A crescente liberalização do comercio mundial contribuiu para a aceleração das trocas comerciais e cedo os empresários perceberam que podem subcontratar a produção de diferentes partes ou componentes do calçado, e de uma forma mais eficiente fabricar os seus produtos.
 Assim de uma forma lenta mas sustentada, começámos a ver calçado "Made in Portugal", fabricado com componentes importados de outros países incluindo a China, normalmente vista como o grande inimigo comercial, pelo facto da legislação ambiental, laboral e os próprios salários serem imcomparávelmente inferiores aos praticados na Europa. Aqui surge uma dúvida: Se o produto não é totalmente fabricado em Portugal pode o empresário etiqueta-lo como "Made in Portugal"? Onde está a fronteira entre os produtos fabricados em Portugal e o que pode ser descrito como; "Montado em Portugal com Componentes Importados"? 
Poucas pessoas sabem que a legislação apenas pede que seja identificado o distribuidor ou importador dos artigos, tornando desnecessário em alguns tipos de produtos a identificação da sua origem. Será moralmente aceitável um industrial que fabrica calçado de segurança por exemplo, marcar o seu produto como "Made in Portugal" quando os cortes ou gáspeas (toda a parte superior) dos seus produtos são importados da China e o poliuretano (químico usado para fabricar as solas) vem de Itália? Ou outra empresa que importa alguns modelos da sua colecção da China afirmar que o seu calçado é 100% fabricado em Portugal? Se um industrial usar couro ou outros materiais importados poderá afirmar que o seu calçado é fabricado em Portugal?

Sem comentários:

Enviar um comentário